Recursos humanos
No mercado do setor turístico,o preço e a quantidade são as variáveis mais importantes a serem determinadas na interação da oferta e da demanda.
Portanto, estudaremos estes dois pontos a seguir: a organização dos mercados por meio de suas estruturas,destacando suas características e exemplos mais comuns,e a regulamentação de mercados,pelo fato de os mercados serem competitivos e de concorrência imperfeita,necessitando da existência de regras que rejam o seu funcionamento.
Estrutura de mercado
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados.Cada estrutura destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda.
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas a três variáveis principais:
- Número de firmas produtoras do mercado.
- Diferenciação do produto.
- Existência de barreiras á entrada de novas empresas.
De acordo com essas três características ,existem diferentes formas de mercado de bens e serviços.As principais são: a. Concorrência perfeita. b. Concorrência monopolista. c. Oligopólio.
Além dessas estruturas veremos outras estruturas também comuns na organização de mercados,como cartel,duopólio, monopsônio e oligopsônio.
a. Concorrência perfeita
Tem como objetivo descrever o funcionamento equilibrado, ou ideal, servindo como base para o estudo de outras estruturas,representa livre entrada e saída da empresa.
Exemplos de algumas características dessa estrutura:
- Existe um grande número de pequenas empresas produtoras no mercado e muitos compradores.
Nesse caso,o mercado é chamado de atomizado, ou seja, com infinitos vendedores e compradores (como “átomos”),em que um agente isolado não tem condições de afetar o preço do mercado.
- As empresas não têm influência sobre os preços dos produtos,pois são tomadoras de preços do mercado(transparência de mercado pela informação instantânea sobre os preços dos produtos).Conhecida como transparência