Olho humano
Este trabalho apresenta um estudo sobre como funciona o olho humano, quais são seus defeitos, complicações e doenças que podem ocorrer no mesmo etc. Vários estudos e pesquisas que já foram elaborados sobre esse tema, vão ser abordados ao longo do trabalho que foi proposto pelo professor de Física.
Palavras chave: física, olho humano, pesquisas e estudos.
ABSTRACT
This work presents a study about the human eye, what are its defects, diseases and complications that can occur in the same etc. Various studies and researches that have been prepared on this subject will be addressed throughout this work that was proposed by teacher of Physics Neto Antonio Sarkis.
Keywords: physical, human eye, researches and studies. 1. INTRODUÇÃO
O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro. O globo ocular é uma esfera com cerca de 2,5 cm de diâmetro e 7 g de peso.
O olho é formado pela Córnea, Íris, Humor Aquoso, Cristalino, Músculo Ciliar, Corpo Vítreo, Esclerótica, Coroide, Retina, Fóvea Central, Ponto cego, Nervo óptico e Músculos externos.
Figura 1- Partes do Olho
2. COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO?
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa primeiramente à córnea, uma película transparente que protege o olho. Chega, então, à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila, batizada popularmente de “menina dos olhos”. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho.
Passada a pupila, a imagem chega a uma lente, o cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
3. PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER NO OLHO
Células fotorreceptoras podem ser classificadas