Olhads
Com o advento da Internet, a velocidade e facilidade de disseminação dos vírus tornou-se questão de dias ou horas e um punhado de cliques no mouse. Os prejuízos causados por ataques de vírus atingem a casa dos bilhões de dólares e dimensões planetárias. Ninguém, nenhum país e nenhuma empresa está a salvo dos vírus, a não ser que não tenham computadores, ou que estes estejam desligados. É simples assim.
Lançar mão de ferramentas como antivírus e firewalls é imprescindível a fim de manter a segurança, a integridade dos dados e conter o poder destes pequenos programas que, a exemplo dos vírus biológicos, são diminutos e frágeis, mas com poder de dizimação insuperável.
Os Firewalls
Do inglês "porta corta-fogo", os firewalls são programas ou ainda computadores especializados em controlar o acesso a um computador ou grupos de computadores. Os firewalls podem controlar de tudo, desde que usuários podem executar o quê, que dispositivos podem funcionar no computador, até que tipos de acesso o computador pode aceitar da rede ou Internet.
Os firewalls são portanto indicados para evitar tentativas de exploit ou que cavalos de Tróia usem o computador para ataques remotos. Os mecanismos de proteção dos firewalls permitem que um computador fique virtualmente invisível na Internet, impossibilitando que seja invadido. Isso, é claro, desde que o firewall funcione bem.
Tanto os antivírus como os firewalls estão disponíveis para PC’s domésticos, a exemplo do