Olga Benário
Olga Benário
Professora *******
Aluno *********
Santa Maria de Jetibá
2013
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre Olga Gutmann Benário, mais tarde Olga Benário Prestes, nascida em Munique no dia 12 de fevereiro de 1908.
Olga era uma jovem militante que desde cedo participou de movimentos comunistas em seu país de Origem, a Alemanha. Mais especificamente aos 15 anos já participava da organização juvenil do Partido Comunista Alemão, o KPD; e também da Liga Juvenil Comunista da Alemanha, a KJVD.
Mais tarde ela se casou com Luís Carlos Prestes, um também comunista brasileiro, com quem teve uma filha, Anita Leocádia Prestes, uma historiadora brasileira que está viva até hoje.
Pouco tempo depois de ter sua filha, ela foi assassinada pelo sistema nazista em uma câmara de gás, dentro de um campo de extermínio na Alemanha.
Esse foi um breve resumo de sua vida, mas agora nós iremos ver o porquê disso tudo, como conheceu Luís Carlos, onde teve sua filha, e o que ocasionou sua morte.
Desenvolvimento
Após a queda da monarquia, instaurou-se um regime formalmente republicano na Alemanha, a chamada República de Weimar. O regime, no entanto, jamais foi aceito pela direita, que o considerava um produto da "traição" do Tratado de Versalhes, nem pela extrema-esquerda comunista, que, esmagada politicamente na repressão ao Levante Spartakista de 1919, quando foi assassinada Rosa Luxemburgo, desejava instaurar o comunismo na Alemanha e formar uma aliança política com a União Soviética. Esse conflito entre a direita e esquerda marcou esse período turbulento da história da Alemanha, com lutas armadas entre milícias paramilitares e homicídios políticos.
Neste clima político, em Berlim, Olga ascende dentro do movimento comunista depois dos conflitos de rua contra milícias de extrema-direita. Ela foi presa no mesmo dia que Braun, sendo acusados de alta traição à pátria. Ela logo é solta, exceto seu então namorado Otto