Olfato E Paladar Rascunho
O paladar é o sentido do sabor dos materiais que entram em contato com as papilas gustativas localizadas na língua. É um sentido extremamente associado ao olfato; muitas vezes, quando estamos com esse sentido comprometido (por exemplo, durante uma gripe), fica alterada a sensação do sabor dos alimentos. Tanto o olfato quanto o paladar podem ser classificados como sentidos químicos, porque ocorre uma interação direta entre as substâncias químicas e os receptores presentes no nariz e na língua.
O PALADAR
O paladar é o sentido que detecta o sabor daquilo que comemos, ou, de forma mais geral, daquilo que entra em contato com as papilas gustativas presentes na língua. Essas papilas são formadas por células sensoriais que interagem com moléculas presentes no alimento e dissolvidas na saliva, gerando um impulso que será conduzido até o encéfalo. Existem quatro tipos comprovados de papilas gustativas, responsáveis pelas sensações de doce, salgado, amargo e azedo (ácido), mas há discussões sobre a existência de outros tipos, que seriam responsáveis pela sensação de sabor de carne (umami). O umami, por sua vez, seria provocado por ácido glutâmico, um aminoácido dicarboxílico, além de ser empregado como tempero para carnes (glutamato sódico). Os vários tipos de papilas gustativas estão distribuídos por toda a língua.
(As papilas captam quimicamente as características do alimento, transmitindo a informação através de impulsos nervosos até o cérebro, que codifica a informação, permitindo identificar os quatro sabores básicos: azedo, amargo, doce e salgado.)
Vários fatores afetam a sensação do paladar, como a idade, variações hormonais, variações genéticas e sensoriais (olfato e visão).
A