Oleo lubrificantes vegetais
Óleos lubrificantes vegetais, também conhecidos como biolubrificantes, são óleos que tem como base os vegetais e são rapidamente biodegradáveis e não tóxicos para os seres humanos e para o ambiente. Apesar de, outras partes da planta poder ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes.
Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível (biodiesel ou puro) e para usos industriais.
Estando consciente do nosso papel na promoção e defesa do ambiente, dispomos de uma gama de biolubrificantes especialmente desenvolvida para minimizar os riscos ambientais durante a sua utilização, sobretudo quando esta possa representar uma ameaça para o ambiente.
FUNÇÕES DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS
Reduzir as perdas de energia mecânica.
Reduzir o desgaste dos componentes sujeitos a fricção.
Proteger os componentes da corrosão.
Diminuir a temperatura de funcionamento das máquinas.
Evitar que contaminantes entupam os depósitos.
VANTAGENS DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS
Elevada biodegradabilidade.
Boas propriedades de lubrificação.
Elevado índice de viscosidade.
Elevado ponto de inflamação.
Segurança acrescida para o utilizador.
Aumento da longevidade dos componentes.
Diminuição das perdas por evaporação e de óleo.
Sem nenhum risco de poluição do ambiente.
SETORES DE APLICAÇÃO DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS
Os biolubrificantes devem sempre ser uma prioridade em todas as aplicações que possam apresentar um risco para o ambiente. É o caso dos produtos de lubrificação perdida, como os óleos para as correntes das motosserras ou os óleos dos motores, bem como os lubrificantes sujeitos a eventuais derrames acidentais, como os óleos hidráulicos. Certos ambientes, onde a preservação do ambiente e uma preocupação acrescida são particularmente indicadas para a utilização dos biolubrificantes: a