Resumo Quimica 3
Turma: 382920151A
Professora: Renata Bianco
Disciplina: Química geral e experimental
Acadêmicos: Evandro Antônio Rosa
Laurence Paluchowski
Leonardo Borghetti Pavan
Rafael Mandel
Rodrigo Korczagin
Óleos e Graxas
1 Óleos e Graxas
Os óleos e graxas são substâncias orgânicas de origem mineral, vegetal ou animal. Estas substâncias geralmente são hidrocarbonetos, gorduras, ésteres, entre outros. São raramente encontrados em águas naturais, sendo normalmente oriundos de despejos e resíduos industriais, esgotos domésticos, efluentes de oficinas mecânicas, postos de gasolina, estradas e vias públicas.
2.1 Óleo Mineral
Óleo mineral é um produto secundário derivado do crude através do beneficiamento por aditivos. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades. È composto por hidrocarbonetos (hidrogênio + carbono). 10 barris equivale a 1 barril de óleo mineral. 1 barril = 159 litros.
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
2.2 Óleo Sintético
São, ao contrário dos óleos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comportamento de viscosidade-temperatura com pouca tendência de coqueificação em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificação em baixas temperaturas, alta resistência contra temperatura e influências químicas.
2.3 Óleo Vegetal
É uma gordura extraída de plantas formada da condensação entre glicerol e ácidos graxos chamados de triglicerídeos. Os óleos vegetais são ésteres de glicerina e uma mistura de ácidos gordos e são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.
Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível