Oleo Diesel
Simultaneamente ao desenvolvimento de tecnologias mecânicas e também de energéticos, muito têm-se investido para adequar-se esses veículos ao denominado programa EURO-5, conhecido no Brasil como PROCONVE 7, com destaque para o denominado ARLA 32. Para atender as exigências internacionais algumas inovações tecnológicas também se impuseram no campo dos ENERGÉTICOS. Diesel com menor teor de enxofre principalmente, visando a redução de sulfídricos em geral.
Empresas em Tecnologia em Combustão, vem apresentando soluções que viabilizem o bom funcionamento de nossa frota (existente e nova) e investindo em tecnologia de ponta visando evitar os impactos naturais que todas essas mudanças acarretarão no transporte brasileiro de cargas e passageiros em geral.
Com o advindo dos combustíveis com baixo teor de enxofre juntamente com adição do biodiesel que é um produto mais higroscópico que o diesel (absorve mais água da atmosfera) os usuários devem redobrar a atenção e os cuidados durante sua armazenagem. A combinação de água com um material biodegradável (o biodiesel) forma um ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos, gerando as famosas borras que deterioram as características físico-química do combustível, entopem filtros e se acumulam nos tanques. Com o advento do diesel com baixo teor de enxofre reduz-se também as quantidades de aromáticos contidos no diesel de petróleo, compostos fenólicos, que são biocidas naturais. Ao retirarem ou reduzirem esses agentes,