ok descritivo
Lean Manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos, o que ajuda a acompanhar a empresa.
A Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Perceba o cenário histórico: era necessária uma reconstrução rápida e sem desperdícios. Do contrário “Era uma vez o Japão”!
Os pontos-chave do Lean Manufacturing são:
Qualidade total imediata - buscar o "zero defeito", detecção e solução dos problemas em sua origem.
Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos três recursos de uma empresar: capital ($$$$$$$$$$), pessoas (gente para trabalhar) e espaço (sem o local da empresa não tem como, basicamente, fabricar os produtos).
Melhoria contínua - redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação (perceba que não é abrir tudo para todo mundo, mas sim fazer com que os membros da sua empresa entendam seu papel).
Processos "pull" - os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção (não precisa se preocupar com essa parte por enquanto).
Flexibilidade - produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção (a ideia aqui que eu julgo mais pertinente abordar por hora é mais para a noção de “ser flexível em diversas situações”).
Construção e manutenção de uma relação de longo prazo com os fornecedores -tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação (também não precisa se