oi trabalhos feitos
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Comprar a vista ou financiar?
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 205
Introdução
Através deste trabalho podemos analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis e indicar qual a melhor forma de compra para o consumidor se serão deixar o dinheiro aplicado e utilizar o financiamento proposto pela revendedora ou resgatar o dinheiro aplicado e pagar à vista.
Justificativa Existem diversos tipos de financiamentos oferecidos pelas revendedoras de automóveis e vários tipos de aplicações financeiras oferecidos pelas instituições financeiras para investir o dinheiro. O consumidor deverá analisar qual a melhor forma de compra a ser realizada, se será resgatar o dinheiro aplicado e pagar à vista ou deixar o dinheiro aplicado e utilizar o financiamento proposto pela revendedora. Vejamos a seguir, através de exemplos, qual a melhor opção a ser escolhida.
Desenvolvimento Para escolhermos a melhor forma, o ideal a analisá-las. Podemos encontrar:
Consórcio: O consórcio é um sistema de compra formado por grupos de pessoas e quotas que funciona como um financiamento convencional. É a opção mais barata dentre as demais, já que não cobra juros. Entretanto, apresenta a incerteza de receber o carro em pouco tempo. No consórcio você paga apenas uma taxa de administração e não juros (como no leasing e no CDC)
Leasing: Dentre as modalidades de venda a prazo, o leasing é a carteira que mais vem se destacando. O motivo, segundo especialistas, é a não incidência de o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre esta operação, já que o leasing não é um financiamento, mas uma espécie de aluguel. A taxa de juros no Leasing será sempre menor do que a do CDC (Crédito Direto ao Consumidor).
Financiamento: É preciso ficar atento às taxas cobradas pelos bancos, tanto na abertura do crédito, como para a quitação antecipada, porque elas podem