oi oi oi
“Eu te amei com um amor por tempo indefinido. Por isso é que te atraí com benevolência.” — JEREMIAS 31:3.
PODIAM notar nos olhos dele. Este homem, Jesus, não era em nada igual aos seus líderes religiosos; ele se importava com os outros. Tinha compaixão dessas pessoas, porque “andavam esfoladas e empurradas dum lado para outro como ovelhas sem pastor”. (Mateus 9:36) Os líderes religiosos delas deviam ser pastores amorosos, representando um Deus amoroso e misericordioso. Em vez disso, eles desprezavam o povo comum como mera ralé — e amaldiçoado!g (João 7:47-49; note Ezequiel 34:4.) É evidente que tal conceito deturpado e antibíblico estava bem longe do modo como Jeová encarava seu povo. Ele dissera à sua nação de Israel: “Eu te amei com um amor por tempo indefinido.” — Jeremias 31:3.
2 No entanto, os fariseus certamente não foram os primeiros a tentar convencer as ovelhas amadas de Jeová de que elas não valiam nada. Considere o caso de Jó. Para Jeová, ele era justo e inculpe, mas os três “consoladores” insinuaram que Jó era um apóstata imoral e iníquo, que morreria sem deixar vestígios. Afirmaram que Deus não daria valor a alguma justiça da parte de Jó, visto que Ele não confiava nem mesmo nos seus próprios anjos e encarava até o céu como impuro! — Jó 1:8; 4:18; 15:15, 16; 18:17-19; 22:3.
3 Hoje em dia, Satanás ainda está usando esta ‘artimanha’ na tentativa de convencer as pessoas de que elas não são amadas e que não valem nada. (Efésios 6:11, nota) É verdade que ele muitas vezes seduz as pessoas apelando para a sua vaidade e o seu orgulho.
(2 Coríntios 11:3) Mas ele se deleita também em acabar com o amor-próprio dos vulneráveis.
Isto ocorre especialmente nestes “últimos dias” críticos. Muitos são hoje criados em famílias
“sem afeição natural”; muitos têm de lidar diariamente com gente feroz, egoísta e teimosa.
(2 Timóteo 3:1-5) Anos de maus-tratos, racismo, ódio e ultrajes talvez tenham convencido tais
que