Oi finn
Nome: Raul Marcos S. Nascimento
Serie: 9ºA
São Paulo
2014
Índice
I. Introdução
II. Biomassa
III.
Introdução
O mundo atualmente está passando por diversos tipos de mudanças. Inclusive no clima do planeta, por causa do aquecimento global. Que tem por principal causador a emissão de gases poluentes vindo de máquinas que utilizam energias que agridem o meio ambiente. Por este motivo se fez necessário a criação de métodos para a preservação do nosso planeta, e dentre estes métodos se destaca a energia provida da Biomassa.
O que é biomassa
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
Utilização da biomassa como combustível
Um dos primeiros empregos da biomassa pelo ser humano para adquirir energia teve início com a utilização do fogo como fonte de calor e luz. O domínio desse recurso natural trouxe à humanidade a possibilidade de exploração dos minerais, minérios e metais, marcando novo período antropológico. A madeira do mesmo modo foi por um longo período de tempo a principal fonte energética. Com ela, a cocção, a siderurgia e a cerâmica foram empreendidas. Óleos de fontes diversas eram utilizados em menor escala. O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no período da Revolução Industrial.
Nos anos que compreenderam o século XIX, com a revelação da tecnologia a vapor, a biomassa passou a ter papel