Oi, colega, você poderia me emprestar algumas pás?
Campinas
Março de 2011
INTRODUÇÃO
O presente relatório vem apresentar como temas: Treinamento Condicionado (TC) e Modelagem; neste veremos sobre o experimento feito através do programa Sniffy Pro – Rato Virtual em como manter o rato próximo ao comedouro com a liberação de comida sempre que ele se aproximar da barra e após modelar para que o mesmo aprenda a pressiona - la sozinho e como conseqüências finais a liberação do alimento (para si).
Segundo Alloway, Wilson e Graham o treinamento para o uso do alimentador é uma técnica que envolve utilizar um procedimento de condicionamento (clássico) para transformar um estimulo originalmente neutro em um reforçador secundário, ou seja, o processo de treinamento envolve uma interação entre você experimentadora e Sniffy. A idéia consiste em operar o alimentador a fim de apresentar pelotas de alimento de tal modo que Sniffy aprenda a associar o som do alimentador com a disponibilidade de alimento no comedouro.
Sendo assim podemos dizer que primeiramente teremos que treina – lo a fim de que o próprio associe o som de pressionar a barra com sua aproximação da mesma e do comedouro e você o recompensará liberando as pelotas de comida e o condicionando a pressiona – la sempre que quiser.
E após esse procedimento de Treinamento Condicionado (TC) criamos um novo comportamento de Sniffy e o fizemos associar o som da pressão a barra com a liberação de pelotas de comida, sendo assim, criou um reforçamento diferencial de aproximação, ou seja, o reforçamos com imediaticidade o reforço e a obter respostas próximas do comportamento alvo, que nesse caso é a modelagem.
Definição de modelagem segundo Alloway, Wilson e Graham:
Modelagem é o nome técnico para um procedimento usado a fim de treinar um animal para fazer algo reforçando aproximações sucessivas do comportamento – alvo. Nesse procedimento, o treinador (Instrutor)