oficio ciencias socias
Entrevistamos o sociólogo do IBGE, Ricardo Nobrega. Ao entrevistar o Ricardo observei que o mesmo foi muito solicito ao responder nossas perguntas e nos contou que cargo que ocupa na instituição em que trabalha, supervisor de pesquisa do IBGE e se encontra á dois anos trabalhando neste órgão.
Ricardo não tem sua formação acadêmica em ciências sócias, ele começou cursando economia, não gostou e terminou indo para o curso de direito. Ricardo se formou em direito, mas não se identificou com a profissão e com isso fez prova de mestrado em sociologia, por fazer direito Ricardo não participou de iniciação cientifica enquanto estava em sua graduação sendo feita na UNB.
Ricardo ao falar de sua profissão disse que no bacharelado você entra mais em contado com o as pesquisas, porem não tem a liberdade de escolher suas pesquisas como no meio acadêmico o qual ele quer voltar como professor universitário. Ele afirma que trabalhar em pesquisa é algo interessante por você se depara com realidades diferentes e é algo importante para a profissão. Ele afirma que a divergências saudáveis em relação aos métodos de pesquisas, pelo IBGE ser um órgão com pessoas com outras formações.
Ao perguntamos sobre o autor que Ricardo mais se identificou ele sentiu certa dificuldade, por se identificar com alguns autores, porem ele deixou claro um interesse pelo David Harvey, por ser um geografo que trabalha com temas das ciências sócias. Ao falarmos sobre autores Ricardo deu exemplo que em seu mestrado interpassou entre as três áreas das ciências sócias dizendo que ambas são importantes pela abordagem dos mesmos temas.
Ricardo foi bem compreensivo com o grupo de pesquisa nos deu liberdade para qualquer duvida que tivermos em relação ao oficio que poderíamos o procurar.
NOME: Gabriel Lopes Alves