Oficinas
Capítulo 5
É dedicado aos conceitos e estudos de aquisição da língua estrangeira. Fazendo um apanhado do que já foi explanado no resumo de Alessandra Del Ré, vemos que a autora cita no livro as teorias de aquisição de uma LE, direcionando o foco para o aprendizado e também o ensino de idiomas, cita também uma pesquisa em aquisição de LE a qual aponta que o falante de uma LE sempre estará sujeito a buscar sinônimos em sua língua materna.
Capítulo 6
Resume a forma que o livro tratou a aquisição da escrita, cita pesquisas feitas dentro da área e como é o comportamento de quem escreve durante o processo redacional, no processo de revisão e também as modificações que são realizadas no texto. Tais modificações acabam por tornar a língua como objeto de estudo, pois as novas escolhas são originadas do mesmo idioma. E o resumo do capítulo 6 é finalizado destacando as pesquisas que forma realizadas em textos compostos por mais de uma pessoa.
Capítulo 7
Continua tratando o tema aquisição da escrita, porém, direciona o foco para as crianças, apontando a forma que elas fazem para se desprender da fala e serem capazes de adquirir a escrita e também a importância de estimular suas habilidades metalinguísticas, para que o processo de aquisição seja consolidado.
Capítulo 8
É um capítulo que discute a importância da língua e da fala e também que os conhecimentos linguísticos não podem ser comparados, por exemplo, a conhecimentos geográficos pois o sentido não está apenas no enunciado, mas também nos gestos e olhares.
E Alessandra Del Ré conclui seu resumo destacando as características da obra analisada e a forma abrangente na qual o tema foi tratado, e também, diz que o livro foi um ganho para a literatura da área e para estudiosos, devido as diversas abordagens e fundamentação teórica de diferentes olhares lançados à aquisição da linguagem, sob um ponto de vista psicológico.