Oficina de leitura
Letras Port./Ing. – 6D
Disciplina: Estudos Estilísticos e Semânticos
Profª Maria Valíria
24/08/2010
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz
Respostas dos exercícios propostos:
1ª questão:
Sob o ponto de vista da gramática, a resposta da menina foi formulada de forma correta, entretanto sob o ponto de vista da estilísca, (que segundo Matoso exprime os estados psíquicos ou atua sobre o interlocutor), demonstra que a situação pareceu engraçada pela colegial e que talvez ela não tenha acreditado que ambos tivessem nome de plantas, e por isso tenha brincado ao informar seu nome também como de uma. Creio que o texto demonstra como muito improvável ser Samambaia, assim é possível inferir duas possibilidades: a) A menina não sabia que o nome dos deputados realmente eram aqueles e pensou que se tratava de uma brincadeira, e desta maneira inventou um nome engraçado; b) A menina já sabia a fama de que os deputados eram brincalhões e decidiu brincar também.
2ª questão:
a) Verificamos o uso de uma metáfora, uma vez cutucar, um verbo que exprime a ação de toque de um objeto pontiagudo, é utilizado para expressar simbolicamente a ação das palavras sobre os interlocutores; b) No sintagma: “respostas espirituosas”, o adjetivo espirituosas qualifica o tipo de respostas, cujo sentido transcende a de uma simples resposta para determinar que tipo de resposta, no caso bem humoradas. Sem este adjetivo o sentido do texto muda totalmente.
3ª questão:
a) Sim, porque a escolha do vocábulo confere ao texto certa familiaridade; b) Talvez o autor do texto tenha escolhido essa expressão (à Casa) com o propósito de obter maior consonância com a descrição de uma situação corriqueira. Se por outro lado se utilizasse o vocábulo “ao prédio” o texto receberia maior