Oficial
Atividade: Módulo 2
Título: Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: André Marinho Rodrigues dos Santos
Disciplina: Gestão de Projetos I
Turma: GPTEAD_T0053_1214
Introdução
Nos dias atuais onde a competitividade entre as empresas tem se transformado em lutas corporativas cada vez mais agressivas pela conquista do consumidor, é imprescindível que as organizações de qualquer porte se contextualizem e busquem novos conhecimentos para fazer frente ao avanço voraz dessa concorrência.
Modos e meios de implantação
Neste contexto, temas importantes e intangíveis vêm ganhando espaço nas corporações, fazendo com que cada uma delas se volte a assuntos mais estratégicos e holísticos como, por exemplo, aprendizagem organizacional, Inteligência Competitiva, Gestão de Marcas, Ativos Intangíves e, dentre tantos outros, a Gestão de Projetos.
A elevação do padrão de qualidade de produtos e serviços, bem como, a exigência cada vez mais alta dos mercados globalizados tem feito com que as empresas, inclusive as micro, pequenas e médias, adotem um novo comportamento para vencer estes novos desafios. E diante de tantas responsabilidades, implementar esta nova postura profissional exige uma gestão cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva, que é executada através de uma nova filosofia de administração capaz de coordenar todos os componentes e atores que atuam neste novo cenário.
Simulação de modelo – modus operandi
Para tanto, é fundamental exercer com disciplina os princípios de uma boa gestão e partir para a adoção de uma verdadeira governança corporativa. Dessa forma, a Gestão de Projetos se destaca porque é hoje uma das principais atividades que servem, literalmente, para transformar em prática as diretrizes estratégicas delineadas pela organização
Conclusão
Falar em Gestão de Projetos é falar do próprio