Oficial
A participação brasileira nas forças da ONU. Disponível em: <http://www.abfiponu.org.br/historia02.html >Acesso em 29 maio de 2015.
ONU no Brasil. Disponível em< http://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/> Acesso em 29 maio 2015.
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE DIREITO
JULLYANE ELLEN TAVARES SANTOS
PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NAS MISSÕES DE PAZ DA ONU
Trabalho requerido pelo professor Fabiano Coutinho, da disciplina de Ciências Políticas, como nota parcial para Medida de Eficiência.
Aracaju
Maio de 2015
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE DIREITO
JULLYANE ELLEN TAVARES SANTOS
PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NAS MISSÕES DE PAZ DA ONU
Aracaju
Maio de 2015
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta das Nações Unidas, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional. As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947.Algumas missões são:
Primeira Força de Emergência das Nações Unidas em Suez - UNEF
A primeira participação brasileira nas Forças de Paz, com o “Batalhão Suez”, constituído de um Batalhão de Infantaria de aproximadamente 600 homens enviados anualmente ao Egito, de janeiro de 1957 a julho de 1967, com a missão de manter a paz entre os exércitos egípcios e israelenses.
Nova Guiné Ocidental - UNSF
Dois observadores militares brasileiros provenientes do Batalhão Suez foram enviados para a Força de Segurança das Nações Unidas na Nova Guiné Ocidental, de 18 de agosto a 21 de setembro de 1962.
Missão de Representante Permanente do Secretário-Geral da ONU na República Dominicana - DOMREP
O Brasil enviou um observador militar para a Missão do Representante Permanente