Oferta e demanda
Como a procura dos produtos que compõem as ceias tanto no Natal e Ano Novo é grande, os varejistas aumentam o preços, pois sabem que a venda é certa independentemente do preço que está.
O panetone é o que mais sofre com essa alta nos preços, pois em quase todas as mesas tem panetone.
Mas depois que as festividades acabam, a procura por esses produtos também diminui, isso faz com que os preços caem também.
Atualmente o mercado de imóveis sofre com a pouca procura por casas ou apartamentos de três dormitórios.
A diferença de preço entre os imóveis menores e maiores diminui. O preço médio do imóvel de três dormitórios era quase duas vezes mais caro do que o imóvel de dois em 2008 agora caiu pela metade.
A conseqüência deste movimento é que ficou mais caro para comprar uma casa ou apartamento pequenos, que geralmente são aqueles adquiridos por quem adquire seu 1º imóvel.
Para o professor de finanças do Insper Ricardo Almeida o fator é o programa "Minha Casa, Minha Vida" que incentivou a procura de imóveis menores. Pois dá varias facilidades como os subsídios, prazo financiamento mais longo para a população de classe media baixa isso faz com que a demanda por casas menores seja elevada.
Na última década, o segmento de seguros cresceu em patamares bem mais elevados do que os da economia e, nos próximos anos, a evolução do setor continuará acima da média.
Ao longo da última década, o setor de seguros cresceu em patamares bem mais elevados do que a economia brasileira. As razões para isso podem ser colocadas em dois grandes grupos: o primeiro, a demanda reprimida de produtos oferecidos pela atividade; e, o segundo, o enriquecimento da população, que gerou uma série de novas necessidades para atender um público que até pouco tempo atrás não tinha condições mínimas para pretender contratar algum tipo de proteção.
O mais