Oferta e demanda
Para compreendermos o comportamento da oferta e da demanda, temos que observar que de um lado temos os produtores, cujo objetivo principal é o de obter lucro, ou seja, ganhar mais dinheiro do que foi gasto para produzir o bem, e de outro lado estão os consumidores que visam adquirir o bem e satisfazer seus desejos de consumo gastando, ou, pagando o menor preço possível.
Então a Oferta são os bens, ou serviços, oferecidos num mercado consumidor, enquanto a Demanda é o desejo, ou procura por um determinado bem ou serviço.
Diante do exposto temos no comportamento de Oferta e Demanda é determinado por ações em que produtores e consumidores determinam o valor de um bem, u serviço, para visualizarmos esse comportamento vejamos:
1 – A indústria de viagens aéreas após o 11 de Setembro
Após o seqüestro dos aviões no dia 11 de setembro de 2001, as empresas aéreas se depararam com a seguinte situação: Um enorme numero de passageiros cancelaram seus vôos imediatamente, e outro tanto, decidiram não fazer nenhuma viagem, ou seja, a demanda por passagens aéreas despencou. Diante desse cenário as empresas aéreas tiveram que diminuir a oferta de passagens, bem com reduzir o preço das mesmas a fim de regular o mercado, e deixarem de operar com poltronas vazias em seus vôos, com essa redução de oferta e de preço, foram obrigadas a reduzir custos, o que ocasionou demissões e diminuição na contratação de serviços de terceiros.
2 – Exportações de minério de ferro é o maior desde 2008
O Brasil exportou 32,47 milhões de toneladas de minério de ferro em agosto, um dos maiores volumes mensais da história.
As exportações de agosto são as mais volumosas desde maio de 2008, quando o país vendeu ao exterior 35,11 milhões de toneladas, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta quinta-feira.
Segundo a Secex, o preço médio da tonelada de minério de ferro exportado pelo