Deslocamento e movimento da curva de oferta
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISTINÇÃO ENTRE DESLOCAMENTO DA CURVA E MOVIMENTO DE PREÇO AO LONGO DA CURVA
Disciplina
EDILSON CASTRO, LUCIANO LOPES, BRUNO CUNHA, FABIANO
PROF. CAZU Economia
São Luis MA 2013
DESLOCAMENTO E MOVIMENTO DA CURVA
Para entender as diferenças entre o movimento e o deslocamento da curva de preços, vamos tomar como exemplo o preço da gasolina, vamos supor a coleta de dados sobre quanta gasolina os consumidores numa área metropolitana particular demandam a preços diferentes. Esta programação de demanda hipotética é apresentada na tabela a seguir. Podemos ver que à medida que o preço da gasolina aumenta, as pessoas demandam menos dele. Os dados da tabela são expressos graficamente, como uma curva de demanda, na Figura 1. Note que a curva de demanda tem declividade negativa, uma vez que expressa a lei da demanda.
Olhando a Figura 1, podemos ver que ao preço de R$1,70 por litro, os consumidores na área irão comprar 74.000 litros de gasolina por semana. Suponha que o preço se eleve até R$1,90 por litro. A um preço mais elevado, vemos que os consumidores decidem comprar menos gasolina, 70.000 litros por semana. Chamamos este movimento ao longo da curva de demanda aos preços diferentes uma mudança na quantidade demandada. Esta é diferente do que os economistas chamam de uma mudança na demanda. Uma mudança na demanda ocorre quando a curva de demanda inteira se desloca.
Para entender este deslocamento, primeiro precisamos perceber que uma mudança no preço da gasolina não causará o deslocamento da curva de demanda; ela apenas fará o consumidor mover-se ao longo da curva de demanda na Figura 1 (que é, uma mudança na quantidade demandada). Nossa curva de demanda na Figura 1 é estável tão logo se assume que nenhum dos fatores relevantes se altera – isto é o que alguns economistas chamam de ceteris paribus. Para expandir o modelo, vamos considerar os vários