Oferta e demanda
Simone Soares de Souza nº 36
DEMANDA – OFERTA
EQUILIBRIO DE MERCADO
INFLAÇÃO
JANDIRA 2012
Simone Soares de Souza nº 36
DEMANDA – OFERTA
EQUILIBRIO DE MERCADO
INFLAÇÃO
Trabalho apresentado à Professora Tatiana da disciplina de Sistemas Econômicos da turma do 1ºG, do curso Técnico de Administração.
JANDIRA 2012
Sumário
Introdução 4 Demanda e Oferta 5 Teoria elementar da Demanda 6 Teoria elementar da Oferta 11 Equilíbrio de Mercado 15 Conceito de Mercado 16 Inflação 17 As Distorções Provocadas Por Altas Taxas de Inflação 19 Causas Clássicas da Inflação 21 Inflação e Subdesenvolvimento 23 O Processo Inflacionário Brasileiro 24 Causas Básicas Da Inflação Brasileira 26 Conclusão 31 Bibliografia 32
INTRODUÇÃO
Oferta e Demanda são duas palavras utilizadas com frequência em Economia. Mercado designa um grupo de compradores e de vendedores de um dado bem ou serviço. Inflação é o aumento persistente dos preços, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma extrema (hiperinflação), os preços aumentam tanto que as pessoas não procuram reter dinheiro, nem mesmo por poucos dias, dada à rapidez com que diminui seu poder de compra.
Esse trabalho tem como finalidade explicar um pouco mais sobre esses termos e seu impacto na economia de um país.
DEMANDA E OFERTA
Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
* A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como: * O gosto do consumidor; * A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo; * A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina; * A relação de seu preço e