Oferta e demanda
A meta dos produtores é ganhar dinheiro, ou seja, lucro: obter mais dinheiro do que gastam para produzir o produto. Os consumidores podem querer comprar produtos para satisfazer seus desejos e necessidades ou para lucrar revendendo ou usando os produtos para produzir outros produtos. Em qualquer um dos casos, os consumidores geralmente querem pagar o mínimo por bens e serviços. Em um mercado, as ações dos produtores e consumidores determinam o valor de bens e serviços. Os produtores são, de fato, os únicos que definem os preços, mas eles o fazem com base no comportamento dos consumidores. Se ninguém comprar um produto a um determinado preço, o produtor sabe que o preço está muito alto. Se alguns consumidores comprarem, mas não o suficiente para toda a produção, os produtores devem diminuir o preço ou diminuir a oferta.
1- OFERTA E DEMANDA
A teoria de oferta e demanda é um princípio que organiza e explica os preços, quantidades de bens vendidos e as mudanças em uma economia de mercado. Na teoria microeconômica, ela se refere à determinação do preço e da quantidade produzida em um mercado perfeitamente competitivo. Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento das pessoas quando eles interagem entre si nos mercados, onde compradores e vendedores se encontram para trocar mercadorias ou serviços, possibilitando ganho através da especialização e comércio. Os compradores determinam a Demanda e os vendedores determinam a Oferta.
A oferta e a demanda atuam dentro de um mercado altamente competitivo,essa competição pode não ser perfeita e os mercados podem ter caráter de monopólio,Oligopólio ou monopolisticamente competitivo.
2-DEFINIÇÃO DE DEMANDA
Quando se fala em demanda de