Ocupação Militar
Marcela Pinto de Lima *
Professora. Orientadora: Dra Vanessa Ribeiro S. Cavalcanti **
“Cabe a nós construirmos um mundo sem guerras. Cada um deve se perguntar se é meramente uma tarefa impossível ou se deve continuar a desafiar, mesmo em meio as dificuldades – Todo destino do século XXI depende desta decisão.”
(Daisaku Ikeda, fragmento do ensaio: "Pensamentos sobre a paz")
RESUMO
Este ensaio tem por intuito suscitar questões de interesse social que nos leva a pensar todos os dias se realmente há uma verdadeira pacificação das comunidades da qual os políticos tanto falam. Quais são as prioridade do Estado? E as controvérsias de caráter moral daqueles que deveriam nos proteger? São várias as perguntas que temos em mente, entretanto este não tem o objetivo de responder as questões abordadas e sim de refletirmos a respeito das mesmas.
Palavras chaves – Direitos – Politica – Estado – Comunidade.
ABSTRACT
This essay is meant to raise issues of social concern that leads us to think every day if there's actually a real pacification of the political communities which speak both. What are the priority of the state? And the controversies of moral character of those who are supposed to protect us? There are several questions we have in mind, however this is not intended to answer the issues raised and rather reflect about them.
Key words - Rights - Politics - State – Community
A ausência de politicas publica levou a Cidade do Rio de janeiro conviver com a favelização em torno dos bairros nobres, profecias musicais e falatório dos intelectuais cariocas sempre alertaram a população para o perigo de ondas de violências descerem dos morros e chegarem ao asfalto. Enquanto a elite da cidade maravilhosa aproveitavam os calçadões da grande orla, em cima das suas cabeças verdadeiras organizações criminosas instalaram bases dentro de comunidades carentes e com sabedoria de gestão fizeram o papel estatal