ocupacao antropica
Índice 2
Introdução 3
Localização geográfica e razão da escolha da situação em causa 6
Enquadramento no PDM 7
Descrição/explicação da situação de risco…………………………………………………………………………….8
Possíveis soluções para o problema…………………………………………………………………………………………9
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………..10
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………11
Introdução
Os fenómenos geológicos ocorrem na Terra desde a sua formação. Mesmo os acontecimentos mais destrutivos, como os sismos e as erupções vulcânicas fazem parte do normal funcionamento do nosso planeta. Com o crescimento da população humana, grandes áreas da superfície terrestre foram sendo ocupadas. A ocupação desordenada agravou os riscos naturais e impôs a necessidade de um ordenamento mais eficaz do território. A geologia ajuda a entender os problemas e apresentar soluções, as zonas de vertente são áreas que constantemente sofrem com essas situações.
A maior parte dos processos geológicos decorrem de uma forma lenta não pondo em causa a segurança das populações. No entanto existem momentos na qual a intensidade dos processos geológicos aumenta, esse aumento brusco pode originar estragos de várias naturezas. Como sabemos apesar do avanço tecnológico e cientifico o numero de mortes causadas por catástrofes tem vindo a aumentar. Então a geologia divide-se em vários ramos com funções diferentes tais como a sismologia, a vulcanologia, geotectónica, entre outros… Deste modo a geologia, fica a conhecer a sua estrutura e o seu funcionamento, permitindo prever certos fenómenos, tentando assim minimizar os efeitos gerados pelos mesmos. Para haver uma proteção é necessário a elaboração de planos de ordenamento do território.
O planeamento do território, tem como principal objetivo a correta e eficaz utilização do território, tendo em conta as suas limitações. Existem zonas territoriais que estão sujeitas à ocorrência periódica de