yop;y
Curso
Psicologia
Disciplina
Subjetividade e Cultura
Código
Informe o código
CH Total
02
CH Teórica
02
CH Prática
00
Período Letivo
60
Professor(es)
Andréa G. Saraiva
1. EMENTA A Modernidade: o pensamento iluminista. A concepção moderna de ciência. A pós-modernidade: a sociedade da moda. A contemporaneidade: a sociedade hiperativa. A constituição da subjetividade na cultura. A prevalência do cientificismo na cultura. Mal-estar na Civilização, mal-estar na Modernidade. Os sintomas contemporâneos.
2. JUSTIFICATIVA
A disciplina Subjetividade e Cultura têm papel fundamental na formação do psicólogo já que a discussão teórica sobre a constituição da subjetividade, a partir das mudanças culturais da contemporaneidade, fornece o conhecimento necessário à compreensão do Homem contemporâneo embasando a prática do psicólogo em qualquer uma das áreas em que venha atuar.
Articula-se com as demais disciplinas do semestre, com a pesquisa e extensão desenvolvendo uma atitude crítica sobre a influência do avanço das novas tecnologias e das mudanças ocorridas na cultura contemporânea sobre o comportamento humano.
3. OBJETIVOS
3.1 Gerais
O objetivo geral desta disciplina é conduzir o aluno ao estudo da sociedade contemporânea e sua influência na constituição da subjetividade. A disciplina complementa o conhecimento teórico oferecido pelo conjunto das disciplinas que discutem o desenvolvimento, a personalidade e o comportamento humano nos diferentes grupos sociais.
3.2 Específicos
Especificamente, desenvolve no aluno uma atitude crítica sobre os principais eixos de análise da contemporaneidade e suas consequências no processo de subjetivação. Habilitando o aluno a analisar e a avaliar os comportamentos humanos a partir da discussão sobre os tempos modernos e de diferentes perspectivas sobre as conseqüências que a cultura do progresso industrial e econômico trouxe para a pessoa humana.
4.