Ocupação antropica
Índice
Objetivos
Pág. 2
Registo de Observações
Pág. 2
Interpretação de Resultados e Conclusão
Pág. 3
Bibliografia
Pág. 3
1
Objetivos
Extrair e Observar as moléculas de DNA presentes nas células vegetais.
Registo de Observações
Alguns minutos depois da adição de álcool etílico pôde observar-se um conjunto de filamentos brancos, que correspondem a DNA e proteínas.
Filamentos de DNA
Fase Alcoólica
Fase aquosa
Fig. 1 – Resultados obtidos
2
Interpretação dos Resultados e Conclusão
O DNA contem informação genética que controla a atividade celular, e que se transmite ao longo das gerações. O DNA das células eucarióticas (tanto animais como vegetais) localiza-se no núcleo das células, ao passo que o das células procarióticas para além de ser mais reduzido localiza-se disperso pelo citoplasma.
Para a realização desta experiência começamos por partir duas bananas e adicionar-lhes uma colher de sal e água morna, e depois colocar a mistura obtida no liquidificador. O sal contribui com iões positivos (Na+) na neutralização da carga negativa do DNA
(devida à ionização do grupo fosfato), estabilizando a molécula de DNA. A trituração teve como objetivo quebrar as paredes celulares e as membranas, libertando o conteúdo celular para a solução, no entanto, visto o tamanho do núcleo ser tão reduzido, o mesmo não é destruído e o DNA não é libertado.
A filtração realizada logo seguida à trituração serviu para separar as membranas celulares e as paredes celulares dos restantes organelos, por exemplo do núcleo, que é a parte da célula que contem o DNA.
A utilização do detergente teve como fim ajudar a romper as membranas celulares, incluindo as nucleares. Visto o detergente atuar como solvente de gorduras e as membranas serem formadas por lípidos (fosfolípidos), o detergente provoca a rutura das membranas o que faz com que o conteúdo celular, incluindo proteínas e DNA se se solte e disperse na