gestao de pessoas-segurança do trabalho e relação de pessoas
Universidade Salgado de Oliveira.
Tema do trabalho: Higiene e Segurança do trabalho e Relação de Pessoas.
Professor: Nei.
Alunos: Vanessa Mathias de Oliveira. Vinicius Marins B. de Mello. Luciano da Silva.
Matricula: 600368180. 600300503. 600343889.
Higiene A higiene ocupacional é a ciência responsável por avaliar e auxiliar os riscos ocupacionais, assim como promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde do servidor. Umas das atividades da higiene do trabalho é a analise do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador, mas para eliminação ou controlar esses riscos. A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos doenças.
Doença ocupacional: Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a algum tipo de risco, que são classificados em cinco categorias: químicos, físicos, biológicos, acidentes e ergonômico (que podem ser ruído, vibrações, calor, poeiras e vapores tóxicos), sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamentos de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativo-organizacionais capazes de reduzir os riscos.
Segurança do trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
EPI: EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a