ocem
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Muitos alunos se deparam com a questão “o que é História¿”, e o professor, mais do que tentar responde-las claramente, deve oferecer-lhes as condições necessárias para que possam refletir e assimilar as experiências históricas dos diferentes sujeitos no tempo.
Com a velocidade em que as informações se propagam, a tecnologia faz os jovens viveram numa espécie de presente contínuo, sem vínculos com as experiências passadas, portanto o professor deve pretender ajudar o aluno na construção do sentido da história, que é um desafio que requer ações educativas articuladas.
O currículo do Ensino Médio requer a articulação de disciplinas, que em conjuntos essas disciplinas contribuem para o alcanço da educação.
O objetivo das Diretrizes do Ensino Médio é o incentivo a preparação para a vida, para o exercício da cidadania, além de capacita-lo para outras etapas escolares e para o mundo universitário. Dessa forma, o ensino da História contribui para a auto reflexão e participação ativa no meio social e cultural.
A organização dos conteúdos a serem abordados é complexa, pois depende das posições metodológicas e preferenciais ideológicos. Então, os parâmetros optaram por dar os conceitos básicos que podem ser adaptados a partir das diferentes realidades. O projeto político pedagógico tem o papel de traduzir a percepção das pessoas envolvidas, e é de grande auxílio da elaboração de um currículo adequado.
O professor deve deixar claro aos alunos que esses conceitos básicos devem ser compreendidos em sua historicidade, evitando assim, possíveis anacronismos.
Pensando em alguns conceitos básicos, os parâmetros curriculares de História elaboraram uma explicação de cada um deles, entre eles: tempo, trabalho e memória.
É na construção do saber escolar que há formação contínua do corpo docente. Os parâmetros trazem uma contribuição mínima e que pode ser moldada de acordo com as perspectivas e necessidades ressaltadas no