Oca - Oscar Niemeyer
Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez)
Parque do Ibirapuera – São Paulo
Projeto: Oscar Niemeyer (1954)
Restauro: Paulo Mendes da Rocha / MMBB Arquitetos (2000)
A oca é uma grande casca que se auto-sustenta, com 4 pavimentos sustentados por pilares, lajes que não se prendem nem se ligam a casca.
O que são cascas
Cascas são estruturas de superfície curva com grande resistência a esforços normais à sua secção, e também a esforços de flexão.
As cascas cilíndricas geradas pelo deslocamento do arco são também chamadas de abóbadas.
A superfície gerada pelo giro do arco em torno de seu eixo é chamada de cúpula.
Em ambos os casos, a espessura reduzida confere à estrutura um peso muito pequeno e a forma curva lhes dá um enrijecimento muito grande.
____________________________________________ FIM Essa forma de casca, arco, gera uma compressão e uma tração, no caso da Oca, um ‘anel’ colocado na borda inferior da casca trava a estrutura absorvendo os esforços horizontais.
Compressão
Tração
O anel absorve sozinho os esforços horizontais, transmitindo aos apoios apenas as componentes verticais.
____________________________________ FIM
(fala ou não? Podia falar mas só pincelando, pq isso não é o objetivo nem nada)
Vantagens
Como qualquer estrutura, as cascas apresentam vantagens e desvantagens. No campo da arquitetura, as cascas são amplamente utilizadas nas suas mais diversas formas, caracterizando, muitas vezes, verdadeiras obras de arte, que ajuda a dar mais variedade nas coberturas. Possibilitam a cobertura de grandes vãos. Quanto maior são os vãos a serem cobertos, mais barato fica a execução da obra – se levarmos em consideração o binário custo-beneficio, sobretudo estruturas monumentais para quais a razão arquitetônica é predominante e não o material estrutural, as cascas levam uma grande vantagem. A melhor vantagem das cascas é o custo. O custo de realizar uma obra de cascas é