COMPLEXO IBIRAPUERA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
COMPLEXO IBIRAPUERA
OSCAR NIEMEYER
CURITIBA
2012
ALUNO:
RENATO CEZAR ASSUMPÇÃO
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE ARQUITETURA BRASILEIRA II CURSO DE ARQUIETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ.
PROFESSORA: LUCINA VIANA
CURITIBA
2012
COMPLEXO IBIRAPUERA
SÃO PAULO - BRASIL
AUTOR: OSCAR NIEMEYER – ARQUITETO
O Conjunto Arquitetônico do Parque do Ibirapuera foi idealizado em 1951 pela equipe de arquitetos liderada por Oscar Niemeyer a partir do convite que o arquiteto recebeu de Cicillo Matarazzo, então o presidente da Comissão do IV Centenário (autarquia municipal responsável pelo evento de comemoração do aniversário da cidade de São Paulo). A proposta era centralizar todas as manifestações comemorativas dos 400 anos da cidade num conjunto que representasse a grandiosidade e posição de vanguarda da cidade perante à nação.
O projeto concebido por Oscar Niemeyer é composto de cinco edifícios, então nomeados Palácios, tamanha imponência que era agregada à imagem dos edifícios. Cada um deles estava destinado a abrigar exposições específicas a uma determinada atividade de destaque da cultura e economia paulistanas.
Assim, compunha o Conjunto o Palácio das Indústrias, o Palácio das Exposições, o Palácio das Nações, o Palácio dos Estados e Palácio da Agricultura. O projeto previa ainda um Auditório que centralizaria congressos, seminários e exibições artisticas. Esta obra só veio a ser implantada em 2003, após longo processo político de interesses e, ainda, sob um novo desenho proposto por Niemeyer.
O projeto final aprovado para a construção do Conjunto Arquitetônico do Ibirapuera é resultado de alterações nos ante-projetos anteriores. Nos parece que foram dois momentos de