Textos para portfólio I
Centro Histórico e Cultural Mackenzie
O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) ocupa o Edifício Mackenzie, prédio 1. Foi construído entre os anos de 1894/1896 para abrigar a primeira Escola de Engenharia privada do país, espelhada nos moldes americanos. Desde a década de 1990 o imóvel é tombado Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo, pelo órgão de preservação estadual CONDEPHAAT e municipal CONPRESP. Entre os anos de 2001/2004 foi restaurado e adaptado ao seu novo uso. Além de promover a preservação da memória da instituição - por meio da preservação do seu acervo e do edifício com princípios técnicos-científicos atuais da museografia, museologia e da conservação preventiva – o CHCM é também um espaço cultural vivo, com uma agenda diversa e constante.
http://www.mackenzie.br/centro_historico.html
O prédio 1 da Universidade Presbiteriana Mackenzie é conhecido como "Prédio Histórico e Cutural Mackenzie", pois ele representa o início da instituição. Essa obra de estilo clássico, foi, de 1894 a 1896 a primeira Escola de Engenharia privada do Brasil.
Diz-se que seu estilo é clássico, pois segue a tradição acadêmica, de acordo com as teorias de Alfonso Corona Martinez. Sendo assim, a construção é simétrica, como se vê por suas fachadas principal e posterior, ambas com nove janelas, as quais são divididas em três grupos de três. Além disso, o prédio foi construído com tijolos, logo, suas paredes são excenciais para a sustentação do edifício.
Hoje, essa construção não funciona mais como ambiente de aula, mas sim como local para se lembrar das origens da univerdade. Dentre diversos espaços, há uma sala onde pode-se aprender mais sobre a fundação da instituição e outra na qual se passam diversas exposições.
MUBE
O MuBE ocupa uma área de 7.000 metros quadrados no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, caracterizado por residências em grandes lotes arborizados. O museu está localizado em uma área triangular