Obtenção e propriedades do ácido cloridrico
(Laboratório)
Química Inorgânica
2° Semestre 2011
Santos - SP
Data de Entrega:
Prof° Sérgio Ferreira
Profª Ana Fátima Bernardo da Silva Monteiro
Turma: 6ª Feira
Aaron Teles Galeano R.A: 105251
Hugo Leonardo Baldini Medeiros R.A: 102966
Jaqueline de Jesus Santos R.A: 098422
Jéssica Silva Barreto de Oliveira R.A: 100591
Kauana Martins Iglesias R.A: 101393
Introdução
O cloro é bastante solúvel em água e possui grande atividade química, combina-se muitas vezes a frio com a maior parte das substâncias simples fazendo papel de elemento eletronegativo monovalente. Com o hidrogênio, produz o cloreto de hidrogênio (HCl), que decompõe numerosos hidrocarbonetos.
Cloreto de hidrogênio é um ácido monoprótico, o que significa que ele pode dissociar (isto é, ionizar) apenas uma vez. Em acido clorídrico aquoso, O H+ se junta a uma molécula de água para formar um hidrônio íon, H3O+
HCl+H2O→H3O++ Cl-
Diluído, é muito empregado para purificar coque, minérios de ferro e argila, para reativar carvão animal esgotado e para limpar as lâminas de ferro, nas indústrias de galvanização e estanhagem. É um gás incolor, que em contato com o ar úmido e estando concentrado, é fumegante, forma fumaça densa (ou névoa ácida) na qual tem efeito corrosivo sobre os tecidos humanos, com potencial para danificar os órgãos respiratórios, olhos, pele e intestino, devido ao fato de que a solução do gás é menos volátil do que a água e também devido sua grande solubilidade em forma de gás. Geralmente o acido clorídrico é comercializado com uma concentração de 37% em peso ou 12M.
O gás é mais pesado do que o ar, tendo densidade de vapor igual a 18,23(H2 =1). É extremamente solúvel na água: a 0º, um volume da água dissolve 507 volumes de gás, e a 20º, 442 volumes.
É o ácido preferencial em titulação para determinar a quantidade de bases. Titulante de ácido forte dá resultados mais precisos,