Obtenção e Propriedades do Iodo
Autores: Alisson Nascimento (*), Antônio Farias.
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Campus I – CEP: 58109-970
Campina Grande – Paraíba (PB)
Experimento (05): Obtenção e Propriedades do Iodo.
Alisson Castro do Nascimento (*), Antônio da Silva Farias.
Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, 58109-970, Campina Grande-PB.
Resumo:
O relatório trata do procedimento experimental para as reações para obtenção e identificar as propriedades do Iodo, onde constataremos as reações e solubilidade do Iodo em diferentes meios.
Palavras Chave: Iodo, substâncias polares e substâncias apolares.
Introdução
Iodo é um não metal que à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. É o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os halogênios. É um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. Foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.
O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos e apresenta certas características metálicas. A falta de iodo causa retardamento nas proclatinas.
É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em clorofórmio, CHCl3, em tetracloreto de carbono, CCl4, ou em dissulfeto de carbono, CS2, produzindo soluções de coloração violeta. Em dissolução, na presença de amido dá uma coloração azul. Sua solubilidade em água aumenta se adicionarmos iodeto devido à formação do triodeto, I3-. Pode apresentar vários estados de oxidação: -1, +1, +3, +5, +7. Uma das funções conhecidas do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos. A glândula tireóide fabrica os hormônios tiroxina e tri-iodotironina, que contém iodo. O déficit de iodo