propriedades periodicas
ENGENHARIA CIVIL
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
SALVADOR – BA
2014
RESUMO
Relatório referente à quarta prática e terceira aula de laboratório, sobre propriedades periódicas. Ao utilizar o Bromo e o iodo foi possível analisar a característica oxidante dos halogênios, assim como com o uso do Magnésio, Sódio e Alumínio conseguimos analisar a característica redutora dos elementos químicos pertencentes ao mesmo período. Constatou-se, então, o caráter eletronegativo dos halogênios e o eletropositivo dos metais.
INTRODUÇÃO
EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES:
Cápsula de porcelana; Tubo de ensaio; Béquer; Pipeta; Proveta; Pinça; Água destilada; Fenolftaleína (indicador ácido-base); Sódio (Na(s)); Magnésio (Mg(s)); Alumínio (Al(s)); Brometo de sódio (NaBr); Solvente orgânico (Hexano); Água de cloro Cl(aq); Iodeto de sódio (NaI).
PROCEDIMENTO:
PARTE I: a Obtenção do Sódio:
Em um béquer foi adicionado 10ml de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína, em seguida foi colocado um pequeno fragmento de sódio metálico na mistura. Observou-se por 5 minutos. b Obtenção do Magnésio:
Conforme o fluxograma foi adicionado ao tubo de ensaio 2ml de água destilada, 3 gotas de fenolftaleína e uma fita de magnésio lixada e observou-se por 5 minutos.
c Obtenção do Alumínio:
Em um tubo de ensaio foi adicionado 2ml de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína, em seguida foi colocado uma fita de alumínio. Observou-se por 5 minutos.
PARTE II:
a) Obtenção do Bromo:
Em um tubo de ensaio foi adicionado 2ml de uma solução de brometo de potássio(KBr) 0,1Mol/L e 1ml de clorofórmio após agitar foi adicionado 2ml de ácido clorídrico (HCl) 1,0Mol/L e 2 ml de hipoclorito de sódio (NaCIO) (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Agitou-se. Observou-se a coloração das duas fases.
b) Obtenção do Iodo:
Em um tubo de ensaio foi