Obtenção O2
Amanda Medina
Guilherme Alves
Julia Alves
Yago Brito
Introdução
O oxigênio é um gás incolor, inodoro, levemente solúvel em agua, comburente e fortemente oxidante, ele é um elemento o qual se mistura com todos os outros presentes na natureza, exceto gases nobres, dando origem a compostos os quais chamamos de óxidos. O oxigênio é o elemento químico mais abundante na natureza, superando o conjunto dos demais elementos químicos. Aparece como 21% em volume e 23% em peso na atmosfera, 89% em peso na água dos oceanos, mares e gelo dos polos, 47% da crosta terrestre (até uma profundidade de 15 km) e 65% no corpo humano. Resulta então, uma contribuição média de 50% de oxigênio, na formação da natureza, a qual é constituída da hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera.
Obtenção do Oxigênio
I) Em laboratório
a) Aquecimento de sais oxigenados (decomposição térmica)
Alguns sais, ricos em oxigênio, como por exemplo, nitratos e cloratos, por aquecimento a seco, sofrem decomposição liberando oxigênio.
2KClO3 MnO22KCl+3O2↑
2KNO3 →2KNO2+3O2↑
No qual o clorato libera todo o seu oxigênio e o nitrato libera apenas uma parte. 2) A partir de óxidos metálicos:
a)Os óxidos de metais nobres(mercúrio, ouro, prata, etc..)por aquecimento, se decompõem facilmente liberando oxigênio e o metal.
2HgO 2Hg+ O2
A reação é reversível, isto é. Se a reação for feita em recipiente fechado, o mercúrio reage com oxigênio, regenerando o oxido mercúrio.
b)Por peróxido de Bário de hidrogênio (água oxigenada) etc., sofrem decomposição, produzindo oxigênio e um oxido inferior:
2BaO2 →2BaO+O2↑
B) Na industria
1) Por eletrolise da água, no qual o oxigênio é obtido no polo positivo (anôdo)
2H2O H2SO4 dil. (corrente eletrica) 2H2↑ +O2↑
2) Liquefação do ar: O ar é submetido á compressão e resfriamento sofrendo liquefação. O ar liquida é submetido á destilação fracionada, conseguindo-se, assim, o isolamento do