Obtenção de O2
Engenharia Química
Química Inorgânica
Obtenção e Propriedades do Ácido Clorídrico
09/05/2014
Kristian Luiz Barbosa de Morais – RA 091330
Peterson Sampaio Pereira da Cunha – RA 108631
Rafael Neves de Oliveira – RA 112693
1° Semestre
Santos / 2014
Universidade Santa Cecília – UNISANTA
Engenharia Química
Química Inorgânica
Obtenção e Reconhecimento do Oxigênio
25/04/2014
Relatório apresentado à Universidade Santa Cecília, para avaliação do Relatório de aula Prática.
1° Semestre
Santos / 2014
Introdução
Oxigênio é o elemento localizado no segundo período da tabela periódica, no grupo 16 da classificação periódica dos elementos, de número atômico oito e massa atômica 16u. O oxigênio apresenta muitas diferenças em relação aos demais elementos pertencentes à sua família, tais diferenças estão associadas ao seu tamanho pequeno e sua alta eletronegatividade, já que o oxigênio é o 2º elemento mais eletronegativo perdendo apenas para o flúor.
O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na sua forma livre como moléculas de O2, que a temperatura ambiente é um gás inodoro, incolor, insípido, comburente, mas não combustível, perfazendo 20,9% em volume e 23% em peso da atmosfera terrestre, sendo essencial na respiração celular dos organismos anaeróbicos. A maior parte do O2 é produzido pela fotossíntese, processo o qual as plantas convertem a luz solar e o dióxido de carbono em fonte de alimento para si.
O oxigênio é obtido industrialmente pela liquefação do ar e destilação fracionada do mesmo, processo que também é usado para obtenção de nitrogênio, o gás mais abundante presente na atmosfera. A indústria siderúrgica é a maior consumidora de oxigênio, têm-se também as indústrias de soldas oxiacetilênicas e em laboratórios de farmácia o ClO2 e administrado juntamente com um anestésico