Obtenção do Oxigenio
1) OBTENÇÃO
Em um tubo de ensaio, adicionar 1,6g de cloreto de potássio (KclO3) e 0,8g de dióxido de manganês (MnO2). Colocar o tubo em um sistema de aquecimento, conforme figura abaixo, e vedá-lo corretamente para evitar uma maior perda do gás. Distribuir o aquecimento por tudo o tubo de ensaio com o auxílio do bico de Bunsen, para que não ocorra superaquecimento em um único ponto, podendo, também, quebrar o tubo. Recolher o gás obtido em outros três tubos que encontram-se mergulhados no refratório com água.
2) IDENTIFICAÇÃO
Aquecer a ponta de um palito de madeira, até que esta fique em brasa e, rápidamente, introduzir em um dos tubos de ensaios que contenham o gás obtido. Verificar e anotar resultados. Refazer o mesmo teste utilizando um pedaço de palha de aço na ponta de um fio de cobre. Dissolver o produto deste teste em um béquer contendo 5mL de ácido clorídrico (HCl) 1/1 em uma chapa aquecedora dentro da capela sem permitir sua ebulição. Separar a solução dissolvida em três tubos de ensaio para testes, adicionando no tubo 1 uma pequena quantidade de ferrocianeto de potássio (K4[Fe(CN)6]), no tubo 2 tiocianato de amônio (NH4SCN) e no tubo 3 hidróxido de amônio (NH4OH). Observar e anotar o que ocorre em cada um dos tubos.
3) OBSERVAÇÕES DO PROCEDIMENTO
O MnO2 foi adicionado na reação de obtenção como um agente catalisador, sua intenção era diminuir a velocidade com que a reação ocorre, sem o mesmo a reação seria violenta e perigosa, podendo até estourar o tubo de ensaio. Na identificação buscamos provar que o gás obtido na reação após o aquecimento realmente era o gás oxigênio (O2). Tanto a palha de aço no cobre, como o palito de madeira, deveria acender a chama dentro do tubo, já que na presença do oxigênio, que é um comburente, a combustão se completaria e seria a prova necessária de sucesso no experimento.
REAÇÕES ENVOLVIDAS
1) OBTENÇÃO
KClO3 -> KCl + 3/2O2
2) IDENTIFICAÇÃO
3)
4) 2Fe(s) + 3/2O2(g)