Obtenção de oxigênio
O oxigênio é um gás incolor, inodoro, levemente solúvel em água, comburente e fortemente oxidante, sendo é um elemento o qual se mistura com todos os outros presentes na natureza, exceto gases nobres, dando origem a compostos os quais chamamos de óxidos.
O oxigênio é um comburente e significa que é o que faz com que aconteça a combustão.
Definição em termos químico
Nome dado à substância oxidante, que tem um elemento que se reduz em uma reação de combustão, pode ser um gás. O comburente é um dos três elementos do Triângulo do fogo. Toda substância que alimenta a combustão.
Assim é o elemento químico mais abundante na natureza, superando o conjunto dos demais elementos químicos, suas ocorrências são: 21% em volume e 23% em peso na atmosfera. 89% em peso, na água dos oceanos, mares e gelo dos polos. 47% da crosta terrestre (até a profundidade de 15 km) e 65% no corpo humano.
Resulta então, uma contribuição media de 50% de oxigênio, na formação da natureza, a qual é constituída da hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera. É localizado no segundo período da tabela periódica , no grupo 16 da classificação periódica dos elementos, de número atômico 8 e massa atômica 16u. O oxigênio apresenta muitas diferenças em relação aos demais elementos pertencentes à sua família, tais diferenças estão associadas ao seu tamanho pequeno e sua alta eletronegatividade, é o 2º elemento mais eletronegativo perdendo apenas para o flúor, e a ausência de orbitais uma vez que o oxigênio utiliza de orbitais hibridizados PH para formar ligações duplas fortes. O oxigênio possui distribuição eletrônica, segundo a teoria de Linus Pauling,
1s22s22p4 , atingindo o octeto.
Objetivo
Obtenção e reconhecimento do Oxigênio através de algumas propriedades físicas e químicas.
O oxigênio pode ser produzido de algumas formas:
a) No Laboratório
1º) Por aquecimento do clorato de potássio (decomposição térmica).
MnO2 + 2 KClO3(s) ====> 2KCl(s) + 3O2(g)
Esta decomposição é