Obtenção da Madeira
A madeira é um material produzido a partir de plantas e nem toda a madeira é igual. Cada variedade apresenta propriedades específicas, ocorre a variação da cor, desenho das fibras, madeiras mais duras e resistentes, entre outros.
A obtenção da madeira pode se dar por meio de florestas nativas ou florestas plantadas.
Nas florestas nativas quando utilizada puramente para extração, terá consequências como o esgotamento da madeira, empobrecimento do solo e o aumento da erosão. (Ex Floresta Amazônica)
Já às florestas plantadas, estas podem ser com dois objetivos: reflorestamento e fins energéticos. Para fins energéticos são as plantações planejadas, com grande número de árvores por hectare e, consequentemente, com ciclo curto, o qual tem por finalidade a produção do maior volume de biomassa por área em menor espaço de tempo.
Para que se tenha a obtenção da madeira é necessário passar pelas etapas de implantação, tais como:
1º Formação das mudas: escolha da semente.
2º Preparação do solo: a qualidade da madeira dependerá das características físicas e topográficas do solo. A partir da definição do solo, o terreno é preparado para o plantio.
3º Plantio: para o sucesso do plantio alguns fatores são definidos, como o espaçamento e a fertilização.
* O espaçamento vai variar de acordo com o emprego da madeira e a idade de corte.
* A fertilização é um dos principais meios de obter ganhos de produtividade a curto prazo.
4º Irrigação: o irrigação se dá através de maquinário próprio para a irrigação e com o auxílio das mudanças climáticas da região.
5º Controle de pragas e/ ou doenças: o controle de pragas é feito através de produtos químicos adequados para cada tipo de muda.
Todas essas características citadas acima, resultará na qualidade da madeira tais como a forma da árvore, dimensão e características físicas.
http://www.ipef.br/silvicultura/manejo.asp
http://clientes.netvisao.pt/alme0020/historia_madeiras.htm