Materiais De Constru O Madeiras
Construção
Introduç ão Sabemos que já
nos primórdios da civilização, os primatas a utilizavam como uma forma de pré-construção, duas ou três árvores próximas começavam a serem usadas como forma de abrigo, antes mesmo do homem descobrir o fogo. Com o tempo o homem desenvolveu métodos para o seu beneficiamento, trabalhar formas, encaixes e tratamentos a fim de garantir maior durabilidade, como consequência a estas melhorias lhe garantiu propriedades físicas semelhantes ao aço, conforme a sua utilização. Materiais de
Construção
Material de
Como material de construção a madeira é a parte mais valiosa do que se é construção extraído das árvores. Constituída pela maior parte do tronco, composto de duas porções fundamentais, a porção mais externa, o alburno, e outra interna, o cerne. Respectivamente parte viva e morta do tronco.
Produção de
A obtenção deve ser realizada em épocas apropriadas, geralmente no
Madeira
inverno (meses sem “R”). A época do corte não influencia na resistência mecânica, mas na durabilidade.
A madeira cortada durante o inverno, seca melhor e mais lentamente, evitando o aparecimento de fendas e rachas que são vias de acesso para os agentes de deterioração.
Materiais de
Construção
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Produto natural
Variabilidade
Renovável
Vulnerabilidade
Armazéns de carbono
Combustível
Excelente isolante
Dimensões
Facilidade de trabalhar
Durabilidade
Segurança
Versatilidade de uso
Reutilizável
Propriedades físico-mecânicas
Textura
Madeira roliça
Materiais de
Construção
Peças com pouco ou nenhum processamento.
Consiste de um seguimento do fuste da árvore, obtido por cortes transversais e na maior parte dos casos, sequer a casca é retirada.
Materiais de
Construção
Tais produtos são empregados de forma temporária, em escoramento de lajes (pontaletes) e construção de andaimes, em construções rurais é frequente o seu uso em mourões e estruturas de telhado.
Materiais de
Construção
Vantagens da madeira roliça