Este Um Relat Rio De Compila O De Dados
Relata a professora que a prática em si continuou a mesma, uma abordagem construtivista onde a criança constrói seu conhecimento, com base no uso social da leitura e da escrita. Considera ainda que: “A vantagem, é que como a criança está inserida em um mundo letrado, fica mais fácil trilhar o caminho da alfabetização”. De acordo com Brandão e Paschoal “ao professor cabe a responsabilidade de propor situações significativas relevantes para os alunos, que os façam refletir sobre o objeto de estudo, formular hipótese sobre a língua escrita [...]” (p. 88, 2009).
Diante dessa perspectiva percebe-se que a professora aplica adequadamente em sua prática, a proposta pedagógica, pois é fundamental que a criança compreenda a natureza da escrita e da leitura através de seu âmbito social.
Pensando nesta proposta pedagógica atual, indagamos à professora, sobre a interdisciplinaridade e como ela é trabalhada em sua classe. Embora a interdisciplinaridade ainda não seja trabalhada efetivamente por todos na rede de ensino, a professora alega que utiliza a interdisciplinaridade de modo que o aluno perceba que tudo está relacionado, isto é, quando trabalha com receitas, por exemplo, consegue trabalhar no Português a escrita; na Matemática a quantidade; em Ciências a origem dos alimentos.
Para Gadotti (2004), a interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para isso, integrar conteúdos não seria suficiente. É preciso, como sustenta Ivani Fazenda (1979) também uma atitude interdisciplinar,