Observações
O professor tem um papel significativo na aprendizagem, sendo o principal agente de intervenção quanto aos problemas de aprendizagem. Por meio dele as crianças aprendem conteúdos que foram construídos pela ciência e têm potencial de abstração e generalização.
O artigo 13 da LDB sobre a função dos professores:
Artigo 13 - Os docentes incumbir-se-ão de:
I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III. zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV. estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;
V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. A LDB traz à tona a organização do professor e a objetividade no exercício de sua função. No tocante à aprendizagem dos alunos, fala em zelo no sentido de acompanhamento dessa aprendizagem, que se dá de forma heterogênea, individual. Zelar é mais do que avaliar, é preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de aprendizagem e insistir em outros métodos que possam recuperar os alunos que apresentem alguma espécie de bloqueio para o aprendizado.
Vygotsky considera que sua função é a de transmitir o conhecimento científico sistematizado e, também, produzir algo novo no desenvolvimento da criança, especificamente formalizando conteúdos próprios, diferenciados do conhecimento cotidiano.
Nessa mesma linha de pensamento, Linhares (2009) afirma que o professor, para exercer seu papel fundamental, assegurando a educação inclusiva deve destruir barreiras, ultrapassar as fronteiras, viabilizando a troca no processo de construção do saber e do sentir.
A mediação pode