Observacoes Cobradores
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO I
PROFESSORA: ELIANE
Raphael Marques Francisco 11111PSI018
João Lucas de Sousa Rodrigues 11111PSI035
TURMA: 70
2013.1
Observação de profissionais
Profissão: Cobrador de ônibus
Observações realizadas nos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2013
As observações foram feitas nos locais indicados e anotadas assim que estava nos pontos e terminais específicos. Com um intervalo de aprox. 5 min entre o observar e o anotar.
Tive dificuldades de prestar atenção no cobrador pois algumas pessoas conversavam perto de mim e em alguns momentos outros pensamentos sobre o momento sobressaltavam em minha mente.
Antes de realizar as observações procurei saber mais sobre a profissão. Descobri que esta profissão não é comum em todos os países e que comumente o próprio motorista cobra a passagem ou uma catraca eletrônica é usada para tal fim.
Existem então críticas ao fato de que o motorista tem a sua atenção dividida no ato de cobrar a passagem e por vezes, enquanto dirige(devido a cobrança de horários, pois se ele parar toda vez que cobra a passagem o tempo de viagem será prejudicado).
Existe também as pessoas que querem o fim da profissão pois argumentam que a catraca eletrônica é o suficiente e que o profissional poderia utilizar a sua mão de obra em outros locais mais eficientes.
Observação #1 No primeiro dia, observei um cobrador durante o percurso do ponto UFU Santa Mônica ao terminal central no período da manhã. A viagem durou certa de 10 a 15min. Com paradas regulares. O ônibus era o T131 – Terminal Central, estava lotado, muitas pessoas em locais inapropriados (no espaço entre a porta e a escada). Eu estava a aprox. 2 metros de distancia, próximo ao assento preferencial. O cobrador vestia seu uniforme completo, aparentava estar calmo, com um olhar tranquilo e na maior parte do tempo olhava para frente (trajeto) e olhava quem entrava ou saía do ônibus, avisando o motorista