Desgaste Seletivo
Qual é o significado clínico do desgaste seletivo ? R= A busca do equilíbrio funcional entre as estruturas do sistema mastigatório. Através do desgaste milimétrico do esmalte e/ou de restaurações existentes que estejam provocando contatos prematuros.
Oclusão---- periodonto comunica-se com o SNC que comunica-se com as ATM’s que comunica-se com a musculatura . As ATM’s e músculos se relacionam com a oclusão recebem e mandam sinais (emitem para o cérebro ).
Contudo, existem casos em que os contatos prematuros e interferências oclusais, são semelhantes e necessitam de um desgaste generalizado dos dentes.
Desgaste seletivo não é recomendado para casos com bruxismo severo com muita perda de material dentário .
O desgaste seletivo é processo substantivo que necessita de conhecimento multidisciplinares para sua prática.Por este motivo o refinamento oclusal os desgaste seletivo é incompreendido por alguns e não recomendado por outros.
Métodos de refinamento oclusal, sem um fundamento técnico e cientifíco podem conduzir a sua melhora passageira, porque o resultado é um equilíbrio transitório.E os sinais e sintomas volta,e algumas vezes com maior intensidade Por isso, a prática do desgaste seletivo causa insegurança e discórdia entre especialistas e clínicos.
Os pacientes se decepcionam e desacreditam nos métodos e nos profissionais que os recomendaram. O espírito pseudoconservador encastelados em conceitos retrógrados.
O custo operacional do refinamento oclusal por desgaste seletivo é alto.
A posição dos dentes nas arcadas determina se é contra indicado o desgaste .Dificulta a compreensão, a indicação e a prática do refinamento.
Contudo o refinamento oclusal por desgaste seletivo é uma terapêutica efetiva quando utilizada como na fase do tratamento, ou como tratamento clínico final nas alterações funcionais do sistema estomatognático .
Fatores psíquicos podem causar alterações funcionais nos músculos relacionados com a mastigação e