Observações de uma creche
2 de julho de 2013
A escola escolhida foi a Escola Municipal de Educação Infantil Doce Infância (EMEI) localizada no Bairro Operário no Município de Tenente Portela para realizar minhas observações. A turma escolhida foi o Maternal II que é composto por 10 alunos sendo que 8 são meninos e 2 são meninas.
O ambiente de trabalho, de convivência das crianças é muito bem organizado e agradável. Todas as atividades a serem realizadas com as crianças têm uma rotina a ser seguida diariamente.
As atividades têm inicio com a chegada das crianças por volta das 7h30. As crianças são recepcionadas pelas professoras e encaminhadas para a sala, e após as 8h são encaminhadas para o refeitório onde recebem o café da manhã.
Nesse primeiro dia chegueis após o café e esperei as crianças na sala, as 8h30 da manhã as crianças voltam do refeitório sobre a orientação da professora e sua auxiliar, na sala professores e alunos mantêm um diálogo aberto e de boa comunicação, onde as crianças têm oportunidade de contar como foi o seu dia. Depois da chegada das crianças é feito uma oração:
Anjinho da guarda Fiel amiguinho Guia-me sempre Para o bom caminho. Amém!
Seguindo o planejamento, foi atualizado o calendário que se encontra na sala de aula, tendo como objetivo desenvolver nos alunos o conhecimento da importância de se estar atualizado nas datas, climas e estações. Também foram repassados os números, letras do alfabeto e as “palavrinhas mágicas”, como o por favor, com licença, desculpa e obrigado.
Pude observar que as atividades estavam todas interligadas, realizaram uma atividade onde pintaram desenhos em que continham as palavras mágicas, também percebi que a professora ensinava as crianças a usarem diariamente essas palavrinhas, como quando queriam tomar água, ir ao banheiro, amarrar o cadarço, etc.
As crianças estavam trabalhando Boas Maneiras e nesse dia foi feito um cartaz gigante sobre a palavra Com Licença, a turma é bem agitada, os alunos são