Queda livre
SILVA, ANDERSON CARLOS
CARLOS, ANDRÉ LUÍS DA SILVEIRA
OLIVEIRA, CHRYSTIAN MATHEUS
LIMA, ANDERSON SILVA
QUEDA LIVRE
Aracaju- SE
Setembro/2013
SILVA, ANDERSON CARLOS
CARLOS, ANDRÉ LUÍS DA SILVEIRA
OLIVEIRA, CHRYSTIAN MATHEUS
LIMA, ANDERSON SILVA
QUEDA LIVRE
Relatório da prática experimental “queda livre”, realizada em setembro de 2013, da disciplina Física mecânica, turma E10, ministrada pelo Prof. José Antônio, na Universidade Tiradentes.
Aracaju- Se
Setembro/2013
Introdução
O presente relatório, referente a disciplina de Física Mecânica, teve como intuito conferir a velocidade da gravidade, estabelecendo estratégias que possibilitem desempenho das práticas educativas que promovam o experimento e possibilitar o conhecimento sobre a área estudada.
O grego Aristóteles afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei contestou essa afirmação.
Galileu acreditava que só se podiam fazer afirmações referentes aos comportamentos da natureza mediante a realização de experimentos. Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo simultaneamente. Após a realização de outros experimentos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes, observando este fato, ele lançou a hipótese de que o ar tinha a ação retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada experimentalmente a hipótese de Galileu. Ao abandonar da mesma altura dois corpos, de