Observação e descrição científica
Química Analítica Experimental
Professora: Mª Macedo
1° Relatório
JÉSSICA ALVES DE MEDEIROS
MATRÍCULA: 1211341080
PRODUÇÃO DE POLÍMEROS
2° SEMESTRE / 2012
OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO CIENTÍFICA
RESUMO
Três velas foram observadas em combustão ao mesmo tempo. Foi comparado o tempo que cada uma delas levou até que a chama se apagasse, e o quanto interferia os ambientes em que elas se encontravam, bem como na presença ou ausência do oxigênio.
INTRODUÇÃO As velas são objetos de uso comum, facilmente encontradas em casa. A matéria prima da vela é a parafina, também conhecida como cera de petróleo. É um hidrocarboneto alifático saturado (de 27 a 37 carbonos), sólido incolor na temperatura ambiente, inodoro, com ponto de fusão por volta de 334,4 K, densidade por volta de 0,78 a 353 K, insolúvel em água e solúvel em tolueno (solvente orgânico). Além da parafina, um algodão constitui o pavio da vela, por onde o fogo vai ser propagado. A equação de combustão da vela, pode ser suposta pela equação 1 (exotérmica) abaixo, uma vez que o número de carbonos é variável, é conhecida a equação geral de combustão dos hidrocarbonetos:
CxHy+ x+y4 O2 →x CO2+ y2 H2O
O objetivo deste experimento é desenvolver o senso crítico de observação, além de entender a interferência do ambiente onde ocorre alguma reação.
PARTE EXPERIMENTAL E PROCEDIMENTAL
Materiais e Reagentes
* Três velas de fabricantes diferentes, sendo eles: Santa Clara, Dom Bosco e Reza Forte * Fósforo da marca Paraná * Um copo de vidro * Um prato de vidro
Procedimento
Foram acesas, juntas, três velas de fabricantes diferentes, porém de mesmo peso (14g), mesma composição (parafina e pavio), e todas incolores. Foram acesas ao mesmo tempo, e fixadas em um prato com a própria parafina derretida, anotando-se o horário do início do experimento, e o comprimento inicial de cada uma delas. Algumas práticas foram