OBSERVAÇÃO NA CLÍNICA
TEXTO: OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
QUESTIONÁRIO
1) Marque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas.
( ) É especialmente útil o uso da observação quando se procura identificar e obter evidências a respeito daquilo do investigado quando os indivíduos não possuem consciência de elementos que, de alguma forma orientam seu comportamento.
( ) Dependendo do enfoque dado à forma de tratamento dos dados da observação estes podem ser analisados de maneira qualitativa ou quantitativa.
( ) A técnica da observação está restrita ao sentido da visão, uma vez que os demais sentidos não são necessários para a obtenção dos dados da pesquisa.
( ) O que difere a simples observação daquela com a finalidade científica é que esta última possui uma finalidade conhecida de antemão e atentamente buscada.
2) O método observacional se define como:
a) Um processo de seleção, provocação, registro e codificação de comportamento.
b) Um processo de seleção provocação, investigação e codificação de comportamento.
c) Um método não científico, pouco utilizado como técnica de coleta de dados.
d) Um método científico, porém pouco utilizado como técnica de coleta de dados.
3) Marque a opção ICORRETA:
a) Quanto à estrutura da técnica de observação, esta pode ser classificada como Observação Sistemática, a qual é realizada em condições controladas, ou como Observação Assistemática, a qual registra os dados sem que o pesquisador utilize meio técnicos especiais.
b) Na psicologia clínica, uma grande contribuição da observação é a possibilidade de fornecer elementos que sejam também indicativos de psicopatologia, bem como fornecer elementos normativos de comportamentos, especialmente na psicoterapia infantil.
c) Quanto à ação do observador no fenômeno observado, esta pode ser classificada como Observação Individual, realizada somente por um pesquisador, ou Observação em Equipe, que possibilita a confrontação dos dados