Observação etnográfica - antropologia
Disciplina: Antropologia
O Camelódromo
O nome camelô tem origem da palavra francesa “camelot”, que significa alguém que vende artigos de pouco valor.
Decidimos observar o camelódromo da Praça Dante Marcucci devido ao fato de apesar de ser conhecido por sustentar um comércio informal, todos os tipos de pessoas o freqüentam, independente de sua renda, credo ou cor. Queríamos descobrir como era a integração entre estes vendedores e os consumidores, bem como o que as pessoas procuravam neste lugar, e porque nele.
O camelódromo é formado por várias bancas, umas unidas às outras, com duas fileiras de mesmo tamanho, uma virada de frente para a outra, formando assim um grande corredor de lojas. Nestas lojas, vende-se praticamente tudo, exceto comida. CDs, jogos de vídeo game, artigos de beleza, artigos para a cozinha, roupas.as bancas são pequenas e abarrotadas de produtos, normalmente cabendo apenas uma ou duas pessoas nela.
Ninguém é atendido nas bancas como se estivesse numa loja, a pessoa interessada no produto deve chegar na banca, e examinar se está de acordo. A pessoa que está na banca apenas auxilia fornecendo o preço e tirando alguma dúvida que o cliente tenha.
No primeiro dia que fomos observar o camelódromo estava chovendo, e portanto o número de pessoas era menor. Por ser um sábado à tarde,haviam um número maior de famílias. Os interesses são diferentes,e enquanto as mulheres se detém nas bancas, os homens e as crianças preferem caminhar dando uma rápida olhada em tudo, e só depois se viram algo interessante, parar e analisar o produto em questão.
Nenhum dos produtos tem um preço fixo, a pessoa responsável pela banca define um preço, que logo é questionado pela pessoa interessada no produto. Se ambos chegarem em um acordo, o interessado leva o produto por um preço menor do que o definido pelo responsável da